Thelma Guedes

O Outro Escritor

Leia contos deste livro
Compre-o na Livraria Cultura

“O Outro Escritor” é um acerto de contas com meus autores favoritos. Os contos deste livro dialogam com Machado de Assis, Virgínia Woolf, Clarice Lispector, Drummond, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Juan Rulfo, Gabriel García Márquez, Kafka, James Joyce, Philip K. Dick. As histórias fazem referências às suas obras ou trazem os próprios autores para a cena.

Ponto de partida
Eu estava fazendo uma oficina literária com o romancista João Silvério Trevisan, em 1999, e um dos exercícios propostos por ele consistia em fazer um diálogo com o meu escritor preferido (Clarice Lispector, no meu caso). O resultado deste exercício foi o conto chamado O Ponto, uma história surreal onde Clarice aparece como um pintinho. Desde então, alimentei a ideia de escrever um livro para homenagear meus escritores favoritos.

Ao introduzir nos textos elementos de autores que me influenciaram, eu tento me colocar no lugar de um “outro escritor” que desconstrói literariamente seus mestres para rebelar-se e abandoná-los. Eles ainda estão comigo, é verdade. São meus fantasmas queridos. Mas não estão mais na sala de estar. Talvez soprem seus ventos lá do sotão ou do porão.

LEITURAS CÊNICAS

Esta playlist contém leituras de alguns contos do livro “O outro escritor”. Os vídeos foram gravados para o projeto “O Outro Escritor na Tela”, exibido pelo Canal Futura.

Comente no Facebook